Fontana di Trevi

Fontana di Trevi
Pura emoção...

Quem sou eu

Minha foto
Belóri, minas gerais, Brazil
Professora de literatura, língua portuguesa e história da arte.

Rainer Maria Rilke

"Procure entrar em si mesmo. Investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma; confesse a si mesmo: morreria, se lhe fosse vedado escrever? Isto acima de tudo: pergunte a si mesmo na hora mais tranqüila de sua noite:"Sou mesmo forçado a escrever?" Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, se puder contestar àquela pergunta severa por um forte e simples "sou", então construa a sua vida de acordo com esta necessidade. Sua vida, até em sua hora mais indiferente e anódina, deverá tornar-se o sinal e o testemunho de tal pressão. Aproxime-se então da natureza. Depois procure, como se fosse o primeiro homem, a dizer o que vê, vive, ama e perde. (...)" RILKE

Rilke

Rilke

Leia esta... PREMONIÇÃO?

"Tempo virá em que do obscuro gabinete do escritor a pena governará o mundo... Uma palavra que cair do bico da pena, daí a uma hora correrá o universo por uma rede imensa... Falando por milhões de bocas, reproduzindo-se infinitamente como as folhas de uma grande árvore."

José de Alencar
Diário do Rio de Janeiro
27 de maio de 1855

terça-feira, 28 de julho de 2009

Se essa rua fosse minha...

Casas antigas e lindas dão lugar a prédios

BH não foi criada para receber tantos prédios. A cada dia que uma casa é demolida para dar lugar a um arranha-céus de 15 andares fico pensando na quantidade de carros, do trânsito, de pessoas usando redes de esgoto, ocupando o espaço que antes era apenas de uma família. Fico boba de ver a facilidade em comprar, destruir e logo logo ter debaixo (ou em cima) do seu nariz mais uma dessas torres que nos impedem de ver o (Belo?) horizonte e de respirar um ar decente. Já perguntei a pessoas ligadas à área, mas me disseram que as construtoras pagam os (altíssimos) impostos e vendem cada unidade desses imóveis pelo preço que pagaram ao dono do antigo imóvel.

Tombamento

O tombamento parece ser um castigos para aqueles que possuem casas antigas em BH. É claro que, se um imóvel merece ser visto por futuras gerações, quem tem que pagar pela manutenção dele deve se o município, não o proprietário... Não adianta em nada isentar o dono do IPTU.

Somos mesmo um povo sem memória...

Um comentário:

  1. Concordo muito com o que você diz, mas acho que o Município pagar é um pouco demais... Haja prioridade para o nível municipal. Acho que está aí um debate sobre atribuições e também sobre política fiscal. O governo federal fica com mais de 90% do bolo fiscal, sabia? Os estados (todos) com cerca de 8% e os municípios (todos) com cerca de 2%, incluindo-se aí a arrecadação de São paulo que é quase um estado... (os números não são exatos, mas é mais ou menos isto...)
    Mas é preciso fazer algo pela preservação do patrimônio, sim.

    ResponderExcluir